Uma origem com objectivos bem definidos

A Associação de Basquetebol de Setúbal, datando a sua Fundação de 12 de Novembro de 1943, teve a sua origem cinco anos antes, com a formação da Associação do Barreiro, mais propriamente em 11 de Dezembro de 1937, localizada na actual cidade do Barreiro, através da acção desenvolvida pelo Futebol Clube Barreirense, com o trabalho e denodo do distinto barreirense Alberto Mano e dos dedicados desportistas Armando Miranda, Luis Matias, major Azevedo e capitão Juncal.

Com uma primeira filiação do F.C.Barreirense na já existente Associação de Lisboa em 1926, e mais tarde, conjuntamente com o Luso Futebol Clube, Ferroviários, S.L. e Barreiro, Império Barreirense e G.D. Os Celtas, formaram então a Associação regional , a qual viria onze anos mais tarde a ser extinta, dando origem à Associação de Basquetebol de Setúbal, por não ter sido permitida a existência de associações fora das capitais de distrito. Até à passagem de A.B. Barreiro para Associação de Basquetebol de Setúbal em 1943, filiaram-se e ainda jogaram para além dos fundadores, o Grupo Desportivo da CUF, Associação Académica do Barreiro, o Vitória de Setúbal e o Clube Naval Setubalense.

Entretanto o Luso Futebol Clube, a 20 de Abril de 1941, inaugurava no recinto do seu Ginásio, cuja construção ainda estava muito atrasada, o novo rectângulo do jogo da "bola ao cesto", continuando o Barreiro em destaque como importante centro de prática e propaganda do Basquetebol, não havendo outro que, com ele, pudesse competir para sul do Tejo. Pode pois e aliás com justificação, orgulhar-se o Barreiro da posição de inegável relevo atingida no panorama do Basquetebol, conferindo-lhe um lugar de inconfund&icute;vel valor e respeito, reconhecido a nivel nacional.

A carreira do Barreirense , fez-se com impressionante regularidade e segurança, marcando cada ano um progresso indiscutível, situação essa que originou uma propaganda a todos os níveis notável da modalidade no Distrito, provocando como tal a adesão de mais clubes que passaram a ter no Basquetebol uma modalidade e representatividade como referência.

Emblema da Associação do Barreiro

De notar que foi o G.D.. da CUF que apresentou as primeiras basquetebolistas barreirenses. ("DESPORTO FEMININO")
Por sua vez, em 1939, regista-se a primeira apresentação de uma Selecção de Basquetebol do Barreiro.
A 1ª sede funcionou (tal como a A.B Barreiro) numa dependência da Sociedade Democrática União Barreirense («Franceses»), no largo Luís de Camões, sendo o seu primeiro presidente da Direcção João Eduardo dos Santos Lopes, do F.C. Barreirense, e ficando a presidir à Assembleia Geral , António Balseiro Fragata, também do mesmo clube.

Passando mais tarde para instalações situadas na Rua D. Manuel I Nº 15 1º Dtº, onde também funcionaram o centro de medicina Desportivo do Barreiro (criado em 1967) e a Comissão Distrital de Juízes de Basquetebol. Actualmente encontra-se instalada, tal como o Conselho Distrital de Arbitragem, em modernas instalações sitas na Rua. Stara Zagora Nº 22-B, igualmente na Cidade do Barreiro.


HomePage A.B.S.

Actualizado às 12:08 de 24 de Julho de 1997

absetubal@bigfoot.com


1997/Julho