Reunião de Associações
04 e 05 de Outubro de 1997
Realizou-se no passado dia 04 e 05 de Outubro do corrente ano, no Auditório do Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada, uma reunião Inter-Associações, estando representadas 12 da 21 existentes. Aveiro, Algarve, Alentejo, Castelo Branco, Madeira, Lisboa, Guarda, São Miguel, Porto, Viseu, Santarém e Setúbal. Após a análise da agenda de trabalho, discutiram-se os seguintes pontos:
    
     - Novo Sistema Informático Implantado na F.P.B./Associações
     - Alteração ao Regime Jurídico das Federações
     - Basquetebol Feminino
     - Curso de Treinadores Nível I
     - Custos de Arbitragem
     - Estatuto dos Directores Técnicos Regionais
     - Torneios Inter-Associações
     - Projecto do Regulamento dos Pontos Altos

Após consenso generalizado das Associações presentes, considerou-se do maior interesse para a modalidade, ser constituida uma Comissão que tivesse como finalidade, fluir o mais possível todo o relacionamento entre a Federação e as Associações, de forma a rentabilizar os recursos existentes em ambas as partes.

Essa mesma Comissão formou-se nesta reunião, através de votação das presentes, nas Associações de Aveiro, Algarve, Lisboa, Coimbra Santarém, Porto e Setúbal, tendo sido eleita por voto secreto, uma Comissão Executiva, que ficou constituida pelas Associações de Aveiro, Algarve e Setúbal.

A Associação de Basquetebol de Lisboa, apresentou uma proposta de alteração ao Regulamento dos Pontos Altos, que após análise e discussão, sofrendo algumas alterações no seu conteúdo original, foi aprovado por unanimidade, para posterior aprovação da Direcção da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Foi ainda decidido que no que diz respeito à distribuição dos Pontos Altos, somente após aprovação pela Direcção da F.P.B. do regulamento apresentado, as Associações procederão à sua atribuição.

Tomaram conhecimento as Associações da inten¸ão por parte da Direcção da Federação, pôr termo aos Torneios Inter_Associações no escalão de Cadetes.

Perante este facto, manifestaram as presentes a sua total discordância, tomando de imediato a decisão de transmitir à Federação a sua intenção de não abdicarem desta prova, prescindindo inclusivé do aumento financeiro proposto para esta época, mantendo-se os valores de 1996/97, do que sacrificar uma prova a qual consideram importante no sector da formação, sendo um incentivo para as camadas jovens..

Relativamente às alterações verificadas no Regime Jurídico das Federações aprovadas pelo Governo, consideram as Associações que a situação actual é anti-constitucional, pelo que solicitam à Direcção da Federação dois pareceres jurídicos, de modo a que na Assembleia Geral aprazada para o dia 08 de Outubro de 1997, possam tomar uma decisão no que diz respeito às competências em caso de ausência do Presidente da Direcção da Federação, bem como a sua substituição.

A próxima Reunião de Associações ficou agendada para o dia 07 de Outubro de 1997, no anfiteatro da Federação Portuguesa de Basquetebol.


HomePage A.B.S.

Actualizado às 24.00 de 03 de Novembro de 1997

absetubal@bigfoot.com


1997/Outubro